quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Lista de exercícios nº1/2013.


1.    (UFJF-MG) A Etologia é a ciência que estuda o comportamento dos indivíduos dentro do seu ambiente. Essa ramo da Biologia deve situar dentro da:
a)    Fisiologia
b)    Taxionomia
c)    Ecologia
d)    Citologia
e)    Biologia Molecular

2.    (UGF-RJ) Ao criar uma hipótese cientifica, o cientista procura
a)    Levantar uma questão ou problema.
b)    Explicar um fato e prever outros.
c)    Testar variantes.
d)    Comprovar teorias estabelecidas.
e)    Confirmar observações.

3.    (UFRGS-RS) Numa experiência controlada o grupo controle tem por objeto
a)    Testar outras variantes do resultado previsto.
b)    Confirmar as conclusões obtidas com o grupo experimental.
c)    Desmentir as conclusões obtidas com o grupo experimental.
d)    Servir de referência padrão em face dos resultados fornecidos pelo grupo experimental.
e)    Testar a eficiência dos equipamentos usados na experiência.

4.    (UFMG) observa-se que as bananeiras inibem o crescimento de outras espécies de vegetais plantadas próximo a elas. Para verificar se essa inibição é provocada por uma substância produzida pelas bananeiras, o melhor procedimento será:
a)    Comparar o crescimento das outras espécies cultivadas com extrato de bananeira em ambientes com a mesma intensidade luminosa.
b)    Comparar o crescimento das outras espécies em cultivo com e sem aplicação de extrato de bananeiras.
c)    Comparar o crescimento das outras espécies cultivadas com extrato de bananeiras em diferentes temperaturas.
d)    Analisar quimicamente extratos das bananeiras e de outras espécies.

5.    (Fuvest-SP) No texto a seguir, reproduzido do livro Descobertas acidentais em ciências, de Royston M. Roberts (Campinas, Papirus, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construção do conhecimento cientifico foram grifadas e identificadas por um numeral romano:
“Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph Von Mering e Oscar Minkowski, removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. (I) Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar. (II) Açúcar na urina é um sinal comum de diabetes. Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal. (III) O fato de tal animal não ter pâncreas sugeriu a relação entre esse órgão e o diabetes. [...] Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Bating, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J. R. MacLeod, n Universidade de Toronto. Eles extraíam a secreção do pâncreas de cães. (IV) Quando injetaram os extratos (secreção do pâncreas) nos cães tornados diabéticos pela remoção de seu pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães voltou ao normal, e a urina não apresentava mais açúcar”.
            A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases grifadas com cada uma das etapas de construção do conhecimento cientifico é:

I
II
III
IV
Hipótese
Teste da hipótese
Fato
Observação
Fato
Teoria
Observação
Teste da hipótese
Observação
Hipótese
Fato
Teste da hipótese
Observação
Fato
Teoria
Hipótese
Observação
Fato
Hipótese
Teste da hipótese


 a)

b)

c)

d)

e)


6. (Uerj) Até o século XVII, o papel dos espermatozoides na fertilização do óvulo não era reconhecido.O cientista italiano Lazaro Spallanzani, em 1785, questionou se seria o próprio sêmen, ou simplesmente o vapor dele derivado, a causa do desenvolvimento do óvulo.
Do relatório que escreveu a partir de seus estudos sobre  fertilização, foi retirado o seguinte trecho:
“... para decidir a questão, é importante empregar um meio conveniente que permita separar o vapor da parte figurada do sêmen e fazê-lo de tal modo, que os embriões sejam mais ou menos envolvidos pelo vapor.”
Dentre as etapas que constituem o método cientifico, esse trecho do relatório é um exemplo de
a)    Análise de dados.
b)    Coleta de material.
c)    Elaboração da hipótese.
d)    Planejamento  experimento.

7.    (UFMG-Adaptado) Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pêlos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e manutenção dos pêlos. Sobre essa experiência, qual das afirmações abaixo é correta?
a)    A experiência obedeceu os princípios do método cientifico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira.
b)    A experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas do método cientifico adequadamente.
c)    A experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.
d)    O estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados.
e)    A experiência não foi correta porque a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de ser testada experimentalmente.





Gabarito:
1.C
2.B
3.D
4.B
5. E
6.D
7.C


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Meteoro na Rússia


           Apesar de considerado pequeno, o impacto de meteorito na Rússia foi o mais importante desde 1908. Este tipo de fenômeno ainda é apresenta dificuldades de serem previstos.

Impacto (nem tão) profundo

       A explosão pegou as pessoas de surpresa e deixou mais de mil feridos.
         Cientistas encontraram fragmentos do meteoro em um lago congelado, na região de Chelyabinsk e nos Montes Urais. Estudos já verificaram que em sua composição há 10% de ferro. Acredita-se que o meteoro tivesse cerca de 15 metros de diâmetro quando entro na  atmosfera e explodiu. Calcula-se que pesava cerca de 10 toneladas e viajava a uma velocidade de 54 mil quilômetros por hora.
                  Na internet há imagens vinculadas da imagem do momento da queda do meteoro:

http://www.youtube.com/watch?v=t_ifc_FLSsc

http://www.youtube.com/watch?v=Qbjq9L7UpmY


Entenda agora a diferença entre cometas, meteoros e asteroides:
Já o cometa Halebopp, de 40 km de comprimento, só passa a cada 4.026 anos.
Entre os planetas e as luas, existem milhares de asteróides e cometas que têm sido catalogados e suas órbitas são calculadas – enquanto milhares de outros permanecem desconhecidos.

Os cometas
Os cometas são pequenas “bolas de neve sujas” formadas por uma mistura de gelo, gases congelados e poeira. Todos estes itens são restos de formações do Sistema Solar.
Os cometas viajam três vezes mais rápido do que os asteróides e só são visíveis quando estão próximos do Sol.
O cometa Haley tem 16 km de comprimento e passa em frente ao Sol a cada 76 anos. Já o cometa Halebopp, de 40 km de comprimento, só passa a cada 4.026 anos.  Acredita-se que a metade dos asteróides localizados atualmente perto da Terra sejam cometas mortos.

Meteoros
Duas vezes por semana, aproximadamente, um meteoro do tamanho de uma almofada se precipita sobre a Terra e explode com a força de uma bomba atômica. Felizmente, nossa atmosfera faz com que os meteoros se vaporizem a 8 km do solo. Se um pedaço de meteoro sobreviver e conseguir chegar à superfície, então será chamado de meteorito. Milhões de meteoritos atacam a Terra todos os dias – a maioria deles é do tamanho de um grão de areia.
No entanto, de vez em quando, algum objeto maior entra em contato com esse escudo de proteção natural da Terra – às vezes com efeitos catastróficos. Os cientistas acreditam que uma dessas bolas de fogo ocasionou a extinção dos dinossauros ao colidir com a Terra em Chicxulub, na província de Yucatan, no México, há 65 milhões de anos. Esse meteoro poderia ter tido 8 km de diâmetro.

Os asteroides
A maioria dos asteroides se comporta de forma ordenada, ficando em órbita ao redor do Sol num cinturão de asteroides localizado entre Marte e Júpiter. Alguns escapam de sua órbita e acabam sendo uma ameaça para nós. Acredita-se que os asteroides sejam restos do processo de formação do Sistema Solar há 4,6 bilhões de anos.
Os asteroides são formados por rocha e metal e seus tamanhos podem variar: desde pedrinhas até 934 km de largura.


Fonte: http://discoverybrasil.uol.com.br/guia_espacio/cometas/index.shtml