quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Lista de exercícios nº1/2013.


1.    (UFJF-MG) A Etologia é a ciência que estuda o comportamento dos indivíduos dentro do seu ambiente. Essa ramo da Biologia deve situar dentro da:
a)    Fisiologia
b)    Taxionomia
c)    Ecologia
d)    Citologia
e)    Biologia Molecular

2.    (UGF-RJ) Ao criar uma hipótese cientifica, o cientista procura
a)    Levantar uma questão ou problema.
b)    Explicar um fato e prever outros.
c)    Testar variantes.
d)    Comprovar teorias estabelecidas.
e)    Confirmar observações.

3.    (UFRGS-RS) Numa experiência controlada o grupo controle tem por objeto
a)    Testar outras variantes do resultado previsto.
b)    Confirmar as conclusões obtidas com o grupo experimental.
c)    Desmentir as conclusões obtidas com o grupo experimental.
d)    Servir de referência padrão em face dos resultados fornecidos pelo grupo experimental.
e)    Testar a eficiência dos equipamentos usados na experiência.

4.    (UFMG) observa-se que as bananeiras inibem o crescimento de outras espécies de vegetais plantadas próximo a elas. Para verificar se essa inibição é provocada por uma substância produzida pelas bananeiras, o melhor procedimento será:
a)    Comparar o crescimento das outras espécies cultivadas com extrato de bananeira em ambientes com a mesma intensidade luminosa.
b)    Comparar o crescimento das outras espécies em cultivo com e sem aplicação de extrato de bananeiras.
c)    Comparar o crescimento das outras espécies cultivadas com extrato de bananeiras em diferentes temperaturas.
d)    Analisar quimicamente extratos das bananeiras e de outras espécies.

5.    (Fuvest-SP) No texto a seguir, reproduzido do livro Descobertas acidentais em ciências, de Royston M. Roberts (Campinas, Papirus, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construção do conhecimento cientifico foram grifadas e identificadas por um numeral romano:
“Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph Von Mering e Oscar Minkowski, removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. (I) Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar. (II) Açúcar na urina é um sinal comum de diabetes. Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal. (III) O fato de tal animal não ter pâncreas sugeriu a relação entre esse órgão e o diabetes. [...] Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Bating, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J. R. MacLeod, n Universidade de Toronto. Eles extraíam a secreção do pâncreas de cães. (IV) Quando injetaram os extratos (secreção do pâncreas) nos cães tornados diabéticos pela remoção de seu pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães voltou ao normal, e a urina não apresentava mais açúcar”.
            A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases grifadas com cada uma das etapas de construção do conhecimento cientifico é:

I
II
III
IV
Hipótese
Teste da hipótese
Fato
Observação
Fato
Teoria
Observação
Teste da hipótese
Observação
Hipótese
Fato
Teste da hipótese
Observação
Fato
Teoria
Hipótese
Observação
Fato
Hipótese
Teste da hipótese


 a)

b)

c)

d)

e)


6. (Uerj) Até o século XVII, o papel dos espermatozoides na fertilização do óvulo não era reconhecido.O cientista italiano Lazaro Spallanzani, em 1785, questionou se seria o próprio sêmen, ou simplesmente o vapor dele derivado, a causa do desenvolvimento do óvulo.
Do relatório que escreveu a partir de seus estudos sobre  fertilização, foi retirado o seguinte trecho:
“... para decidir a questão, é importante empregar um meio conveniente que permita separar o vapor da parte figurada do sêmen e fazê-lo de tal modo, que os embriões sejam mais ou menos envolvidos pelo vapor.”
Dentre as etapas que constituem o método cientifico, esse trecho do relatório é um exemplo de
a)    Análise de dados.
b)    Coleta de material.
c)    Elaboração da hipótese.
d)    Planejamento  experimento.

7.    (UFMG-Adaptado) Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pêlos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e manutenção dos pêlos. Sobre essa experiência, qual das afirmações abaixo é correta?
a)    A experiência obedeceu os princípios do método cientifico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira.
b)    A experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas do método cientifico adequadamente.
c)    A experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.
d)    O estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados.
e)    A experiência não foi correta porque a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de ser testada experimentalmente.





Gabarito:
1.C
2.B
3.D
4.B
5. E
6.D
7.C


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Obrigado pela gentileza de compartilhar isto conosco.

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  3. (acefe-SC) " O PROJETO DE PESQUISA, QUE EXISTE DESDE 2001, AINDA ESTÁ LONGE DO FIM, EXPLICA A PESQUISADORA. É UM PROCESSO DEMORADO MESMO. PODÉM COM MAIS UM ANO, JÁ TEREMOS NOVOS RESULTADOS, QUEM SABE, AINDA MAIS POSITIVOS

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  4. (acefe-SC) " O PROJETO DE PESQUISA, QUE EXISTE DESDE 2001, AINDA ESTÁ LONGE DO FIM, EXPLICA A PESQUISADORA. É UM PROCESSO DEMORADO MESMO. PODÉM COM MAIS UM ANO, JÁ TEREMOS NOVOS RESULTADOS, QUEM SABE, AINDA MAIS POSITIVOS

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