sexta-feira, 17 de maio de 2013

Prática vulcões


Pode-se prever uma erupção vulcânica?

Quando um vulcão entra em atividade, o alarme é imediato. Historicamente, erupções são associadas a grandes tragédias. Mas elas não poderiam ser detectadas previamente, evitando piores consequências? Uma especialista responde.

 Pode-se prever uma erupção vulcânica?


O v u lcão Sou frière Hills, na ilha Montserrat, no Caribe, no registro feito em ou tu bro de 2 009 pela equipe a bordo da Estação Espacial Internacional (foto: Nasa – CC BY-NC).

[Pergunta enviada por Bruno Cidano, por correio eletrônico]
Apesar da grande preocupação e do empenho dos vulcanólogos, ainda não é possível prever exatamente quando ocorrerá uma erupção vulcânica. Entretanto, alguns sinais podem ser indicativos de alguma atividade próxima. Antes de uma erupção, o magma se concentra em áreas abaixo do vulcão, chamadas reservatórios, onde ele se move produzindo vibrações, ou seja, pequenos terremotos. Esse mesmo movimento pode provocar o desabamento das encostas do cone vulcânico. À medida que o magma se aproxima da superfície, libera gases que podem ser detectados em regiões próximas do vulcão.
Como os vulcões entram em atividade em intervalos de centenas a milhares de anos, eles não são continuamente monitorados
A análise desses gases permite verificar se há variação na sua quantidade e composição. O movimento do magma, porém, pode não resultar em erupção. Ao invés disso, ele pode esfriar e se solidificar na subsuperfície.
Como os vulcões, em geral, entram em atividade em intervalos de centenas a milhares de anos, eles não são continuamente monitorados, mesmo porque essa prática envolve alto custo e nem sempre se repete o mesmo padrão em diferentes erupções.
No entanto, quando o vulcão emite indícios precursores, é possível evitar que ocorra uma grande catástrofe.

Marcia Ernesto
Departamento de Geofísica,
Universidade de São Paulo
Texto publicado na CH 270 (maio/2010)17/05/13 Pode-se prever uma erupção

























Nenhum comentário:

Postar um comentário