quarta-feira, 2 de julho de 2014

Documentário: A evolução das espécies: conquistadores




Esse documentário é um verdadeiro convite ao estudo da vida. É uma viagem no tempo, que leva à compreensão dos motivos do grande sucesso adaptativo e da importância dos artrópodes, o mais diversificado grupo animal que já existiu e, por isso, chamado de "conquistadores".
No início, são mostradas as características adaptativas de um crustáceo; o exoesqueleto quitinoso, sua ecdise e o processo de crescimento do corpo (12 min); os ancestrais marinhos, que eram predadores gigantes (15 min); as novidades evolutivas para a conquista da terra firme (19 min); a metamorfose e a ecdise de uma libélula, com seus novos recursos que permitem a sobrevivência no ambiente terrestre (32 min); a aranha capturando um inseto na teia (38:30 min); como os insetos moldam seus ambientes de sobrevivência (39:30 min); o estudo da locomoção de artrópodes, como diplópodes, quilópodes, crustáceos; e a relação desse mecanismo com o sistema nervoso, focando a possibilidade de fabricação de robôs de desing de seus corpos (43:30 min).

a) Por que esse documentário, com enfoque em artrópodes, recebeu o título de "conquistadores"?

b) Explique as origens e a evolução dos artrópodes em uma perspectiva de adaptação e evolução das espécies.

c) Reconheça alguns aspectos relacionados à locomoção e defesa nesse grupo de seres vivos.

d) Como ocorre o crescimento dos artrópodes?

e) Mencione um comportamento reprodutivo de inseto, apresentado no documentário.

f) Como os artrópodes que aparecem no documentário são classificados em diferentes classes?

g) Qual a importância ambiental dos artrópodes para a vida na Terra?


Texto e atividade retirados de livro didático do Sistema Positivo.

23 comentários:

  1. Eles dominavam os mares,e foram os primeiros a se aventurar na terra.
    Eles conseguiram dominar o mar a terra e o ar,com isso conquistaram todos os meios de vida.

    "Keller Pitbull Thierri"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu é seu é tudo nosso!



      ''caio O. monocreta de mattos''

      Excluir
  2. b)Os artrópodes alteraram seu tipo de respiração de branqueas para traqueias,assim podendo respirar na terra e extrair o oxigenio diretamente do ar.

    "Keller Pitbull Thierri"

    ResponderExcluir
  3. a) Este documentário tem como enfoque os artrópodes e estes são chamados de “conquistadores” porque foram os primeiros seres marinhos que conseguiram sobreviver em um novo habitat, por serem o grupo de animal mais diversificado que existe.

    b) Os artrópodes têm por sua origem o meio aquático e através de membros e corpos adaptáveis tiveram uma evolução, invadindo todo o tipo de ambientes, são bem resistentes e com isso conseguem enfrentar qualquer tipo de desafio, conquistando até mesmo a arte do vôo, se expandindo assim pelo mundo.


    c) Dentre os aspectos locomotivos dos artrópodes, o principal é a sua facilidade e agilidade com a locomoção, a necessidade de se estabilizar fez com que eles ficassem mais próximos ao chão. Outra característica é que eles se apóiam em tripés, tendo maior estabilidade, além disso, necessitam também de mais velocidade, porém estes fatos não exigem tanto do cérebro, assim utilizam somente do esqueleto, sem precisar de reflexos. Os aspectos que auxiliam os artrópodes na defesa, são as patas articuladas e o exoesqueleto.

    d) Ao crescer, os artrópodes precisam abandonar o esqueleto velho e fabricar outro maior. Esse acontecimento é denominado muda ou ecdise e ocorre diversas vezes até acabar o crescimento na fase adulta.

    e) Um dos comportamentos reprodutivos dos insetos apresentado no documentário é a Oviparidade, pela qual a maioria dos insetos se reproduz. Os ovos são fertilizados dentro do corpo da fêmea e são incubados dentro do trato reprodutivo. O número de filhotes produzidos é pequeno, mas como os filhotes nascem no ponto de começar a se alimentar, a sobrevivência é muito maior.

    f) Os artrópodes são classificados em 5 classes diferentes: crustáceos,insetos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.

    g) Os artrópodes representam 80% do Reino Animal, dentro desse grupo existem várias classes, a maioria com alguma importância médica ou econômica. Além disso, possuem uma grande importância ambiental, visto que eles são fontes de alimentos para muitos anfíbios, peixes, mamíferos, aves e répteis. Se por algum motivo os artrópodes deixassem de existir, a vida na Terra entraria em colapso.

    Letícia Souza Petillo Turma: 201

    ResponderExcluir
  4. Nome: Mariana Bruni Thadeu

    a) O documentário se chama conquistadores porque os primeiros animais a explorar e sobreviver em terra firme e voar pertenciam ao filo dos artrópodes.

    b) Estima-se que os primeiros artrópodes surgiram há mais de um bilhão de anos, em uma época em que era quase impossível sobreviver fora do mar. Há aproximadamente 400 milhões de anos os artrópodes conquistaram a terra firme, pois era um lugar seguro para colocar os ovos, e aos poucos foram sobrevivendo no ambiente terrestre, na água doce e até obtendo a habilidade de voar.

    c) Ao longo da evolução os artrópodes se adaptaram para sobreviver ao ambiente e predadores, reunindo características como: Corpo segmentado; Pernas articuladas; Ar conduzido diretamente às células; Percepção desenvolvida; Exoesqueleto versátil que protege sem comprometer a locomoção; Grande equilíbrio por sempre manterem três pares de patas no chão e velocidade graças a sua maneira de andar não depender de comandos cerebrais, de modo que um passo impulsiona o próximo.

    d) Os artrópodes têm um exoesqueleto extremamente rígido que durante o crescimento racha e eles abandonam o antigo esqueleto, e no caso dos marinhos ficam desprotegidos por dois dias, após o animal fica cada vez menos vulnerável se tornando grande e forte. No caso de alguns terrestres adquirem a capacidade de voar após abandonar o antigo esqueleto.

    e) Cada espécie tem uma maneira de acasalar. Algumas acasalam no ar, o macho protege a fêmea enquanto ela deposita os ovos.

    f) Os artrópodes podem ser classificados em insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.

    g) Os Artrópodes estão presentes na maioria dos habitats e têm funções que garante a viabilidade da maioria dos sistemas na Terra, pois ajudam na decomposição e polinização. "Se as abelhas desaparecerem, ao homem restarão apenas quatro anos de vida" (Albert Einstein).


    ResponderExcluir
  5. Os artrópodes sao providos de órgãos locomotores articulados,as patas articuladas permitem que os artópodes possam realizar diversos movimentos de locomoção eficiente,isso também os ajuda em sua defesa.
    Eles também possuem o corpo diversamente segmentado.

    O grande pensador contemporâneo "Keller Pitbull Thierri" ou "PitKeller"

    ResponderExcluir
  6. d)Ocorre através do seu exoesqueleto,que durante o crescimento ele se racha e o artropode o abandona.
    "Keller Pitbull Thierri"

    ResponderExcluir
  7. e)sao diferentes tipos de tanto interna quanto externa,no documentario o exibido é fecundaçao interna
    "Keller"

    ResponderExcluir
  8. f)os artropodes sao classificados em formas diferentes entre elas estao :insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keller as respostas das letras "a" e "e" poderiam ser melhores e não respodeste a letra "g". Nota - 0,3.

      Excluir
  9. a)O documentário fala sobre os artrópodes e estão se chamam de os conquistadores, pois estes foram os primeiros seres que foram para a terra e conseguiram sobreviver neste novo ambiente.
    b)Os artrópodes primeiramente apenas do meio aquático, mas com os seus membros adaptáveis eles foram evoluindo, assim invadindo todo o tipo de ambientes, por eles serem muito resistentes conseguem enfrentar todo tipo de desafio, conseguindo até voar.
    c)Os artrópodes tem uma grande facilidade em se locomover e são muitos ágeis. Eles viram a necessidade de se estabilizar e com isso criaram um sistema de tripé, que fez com que eles tivessem mais estabilidade. Os artrópodes usam as patas articuladas e o seu exoesqueleto para se defender.
    d)Com o passar do tempo estes artrópodes precisam deixar o seu esqueleto velho e fabricar um novo e maior. Isto se chama de muda, e isto pode ocorres diversas vezes até a fase adulta do animal.
    e)Oviparidade é o modo mais comum dos insetos se reproduzirem. Os ovos se fertilizam dentro do corpo da fêmea e se incubam no trato reprodutivo. O número de filhotes é pequeno, mas como eles já nascem quase no ponto de se alimentar, a sobrevivência é muito maior.
    f)Pode se classificar os artrópodes em 5 classes diferentes: crustáceos, insetos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.
    g)Como os artrópodes são a maioria dos animais na terra, eles servem para várias coisas, como o uso médico ou para a economia, e também são fonte de alimento para outros animais.
    Luiz Gustavo S. Espil

    ResponderExcluir
  10. a) Porque eles reinaram os mares e foram os primeiros a aventurar-se na terra. Conseguiram adaptar-se a natureza e aos perigos que ela apresenta através de um grande sucesso evolutivo.
    b) Os primeiros artrópodes surgiram a mais de um bilhão de anos nos mares. Pelos perigos que o oceano apresentava , passaram por um incrível processo evolutivo o que lhes favoreceu a ocupar os mais variados ambientes do planeta. Tanto que pela sua imensurável diversificação conseguiram a capacidade de voar.
    c) A habilidade de se locomover é das principais características desse grupo.
    A presença de exoesqueleto e patas articuladas os permite uma locomoção ágil e eficiente. Além dessa primazia o auxilia na defesa e capturamento de alimentos.
    d) Embora resistente e impermeável o exoesqueleto que oferece proteção ao artrópode é limitado ao seu tamanho. E quando este fica menor passa-se por um processo em que é gerado um novo e maior, chamado de muda .Isso ocorre sucessivamente até que o animal chegue a fase adulta.
    e) Os insetos possuem vários tipos de reprodução, uma delas apresentada no vídeo é a oviparidade o tipo mais comum de reprodução, onde as fêmeas depositam os ovos que dão nascimento ás larvas. Estes ovos podem ser colocados isoladamente ou em massa, apresentando formas variadas .
    f) São classificados em : crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes .
    g) Por serem o maior grupo animal e os primeiros a adaptar-se a todas as esferas da terra os artrópodes possuem uma gigantesca importância ambiental ao planeta e aos outros seres que o habitam. Eles são base da cadeia alimentar para muitas espécies. Além de serem muito úteis a estudos científicos ,são relevantes a economia humana.
    Nome: Lisandra Martins T: 201

    ResponderExcluir
  11. A. Este documentário recebeu o titulo de CONQUISTADORES pelo fato de os artrópodes terem sidos os primeiros seres marinhos a “conquistar” um novo ambiente, o ambiente terrestre e também por ser o grupo animal mais diversificado que já existiu.

    B. A origem dos artrópodes é aquática e através do seu corpo e membros adaptáveis, tiveram sua evolução, habitando todos os tipos de ambiente, possuem a capacidade de resistir a qualquer desafio, e com a superação de barreiras conseguiram dominar a arte do vôo, se espalhando pelo mundo.

    C. Os aspectos relacionados a locomoção dos artrópodes são: a facilidade e a agilidade que eles tem de se locomover e para a estabilidade foi preciso ficar mais perto do chão. Outro aspecto deste grupo é que eles se apóiam em tripé, tendo mais estabilidade, adquirindo maior velocidade e exigindo menos o cérebro, estabilizando-se somente ao usar o esqueleto. Os aspectos de defesa são as patas articuladas que servem para se defender e capturar alimentos, assim como, o exoesqueleto que serve como carapaça, protegendo o corpo.

    D. O crescimento dos artrópodes acontece quando eles precisam abandonar o esqueleto velho, pequeno, e fabricar outro, maior. Esse fenômeno é chamado de muda ou ecdise e ocorre diversas vezes até cessar o crescimento na fase adulta.

    E. Um comportamento reprodutivo dos insetos apresentado no documentário é o das libélulas, que se reproduzem em pelo vôo, e com a proteção do macho a fêmea, consegue depositar seus ovos no lago.

    F. Classificam-se os artrópodes levando em conta as divisões do corpo, o número de patas e a existência ou não de antenas e de outros apêndices. As classes deste documentário são: insetos, aracnídeos, crustáceos, diplópodes e quilópodes.

    G. A importância dos artrópodes na vida do planeta Terra, é que sem eles o planeta entraria em colapso, já que esses animais são a base da dieta de várias espécies de peixes, mamíferos, répteis, anfíbios e aves. Outros seres que também sofreriam são as plantas, uma vez que inúmeras espécies dependem dos insetos para se reproduzirem (polinização), e para se alimentar (plantas carnívoras).

    ResponderExcluir
  12. A. Este documentário recebeu o titulo de CONQUISTADORES pelo fato de os artrópodes terem sidos os primeiros seres marinhos a “conquistar” um novo ambiente, o ambiente terrestre e também por ser o grupo animal mais diversificado que já existiu.

    B. A origem dos artrópodes é aquática e através do seu corpo e membros adaptáveis, tiveram sua evolução, habitando todos os tipos de ambiente, possuem a capacidade de resistir a qualquer desafio, e com a superação de barreiras conseguiram dominar a arte do vôo, se espalhando pelo mundo.

    C. Os aspectos relacionados a locomoção dos artrópodes são: a facilidade e a agilidade que eles tem de se locomover e para a estabilidade foi preciso ficar mais perto do chão. Outro aspecto deste grupo é que eles se apóiam em tripé, tendo mais estabilidade, adquirindo maior velocidade e exigindo menos o cérebro, estabilizando-se somente ao usar o esqueleto. Os aspectos de defesa são as patas articuladas que servem para se defender e capturar alimentos, assim como, o exoesqueleto que serve como carapaça, protegendo o corpo.

    D. O crescimento dos artrópodes acontece quando eles precisam abandonar o esqueleto velho, pequeno, e fabricar outro, maior. Esse fenômeno é chamado de muda ou ecdise e ocorre diversas vezes até cessar o crescimento na fase adulta.

    E. Um comportamento reprodutivo dos insetos apresentado no documentário é o das libélulas, que se reproduzem em pelo vôo, e com a proteção do macho a fêmea, consegue depositar seus ovos no lago.

    F. Classificam-se os artrópodes levando em conta as divisões do corpo, o número de patas e a existência ou não de antenas e de outros apêndices. As classes deste documentário são: insetos, aracnídeos, crustáceos, diplópodes e quilópodes.

    G. A importância dos artrópodes na vida do planeta Terra, é que sem eles o planeta entraria em colapso, já que esses animais são a base da dieta de várias espécies de peixes, mamíferos, répteis, anfíbios e aves. Outros seres que também sofreriam são as plantas, uma vez que inúmeras espécies dependem dos insetos para se reproduzirem (polinização), e para se alimentar (plantas carnívoras).
    Milena

    ResponderExcluir
  13. Ythauana De M.Rosa
    T: 201
    Os artrópodes
    O documentário trata sobre os artrópodes, que são cinco classes diferentes, com origens do meio aquático, tiveram uma grande evolução com o passar do tempo, invadindo todo o tipo de ambiente, são bem resistentes e por causa disso conseguem enfrentar qualquer tipo de desafio, conseguindo até mesmo voar e assim, se expandem pelo mundo.
    Eles tem uma grande capacidade reprodutiva, maioria dos insetos se reproduz no comportamento reprodutivo que é a Oviparidade. Os ovos são fertilizados dentro do corpo da fêmea, são germinados dentro do trato reprodutivo. Quando crescem, eles precisam abandonar o esqueleto velho e produzir outro maior. Isto é chamado de muda ou ecdise, que acontece diversas vezes até chegar na fase adulta. Os aspectos locomotivos dos artrópodes, é a facilidade e agilidade com a locomoção, a necessidade de se estabilizar fez com que eles ficassem mais próximos ao chão. Eles se apóiam em tripés, tendo maior estabilidade, necessitam também de mais velocidade, porém estes fatos não exigem tanto do cérebro, assim utilizam somente o esqueleto, sem precisar de reflexos. Os aspectos que auxiliam os artrópodes na defesa, são as patas articuladas e o exoesqueleto.
    Visto que os artrópodes são fontes de alimentos para muitos anfíbios, peixes, mamíferos, aves e répteis e se por algum motivo os artrópodes deixassem de existir, a vida na Terra entraria em colapso. Pois um necessita da existência do outro para sobreviver, assim acontece também com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ter redigido melhor o último parágrafo, porém as características estão muito bem descritas. Nota = 0,9.

      Excluir
  14. O documentário fala sobre o filo dos artrópodes que é constituído por animais de esqueleto externos(exoesqueleto) e patas articuladas por ligações moveis. Compreende o mais numeroso grupo animal que existe no planeta terra. Para melhor compreensão o filo dos artrópodes foram divididos em cinco subfilos.Os insetos constituem uma classe mais numerosa dos artrópodes, apresentam corpo dividido entre cabeça,tórax e abdome, três pares de patas, um par de antenas e até dois pares de asas. Podemos citar como exemplo as borboletas,moscas e baratas. Em seguida podemos citar os crustáceos,pois apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdome e possuem dois pares de antenas, a maioria vive em ambientes aquáticos como ,caranguejos, camarão e lagosta e alguns em ambientes terrestres como o tatuzinho. Em terceiro os aracnídeos que se apresentam dividido em cefalotórax e abdome, mas se diferenciam dos outros artrópodes pelo fato de não possuírem antenas nem mandíbulas. São animais terrestres como as aranhas,escorpiões ácaros e carrapatos. Por quarto os quilópodes que são formados por cabeça e muitos segmentos. Em cada um desses segmentos, existe um par de patas. Esses animais têm um par de antenas longas. Esse grupo é formado pela lacraia e a centopeia. E por quinto e ultimo os Diplópodes que possuem dois pares de patas por segmento, são formados por cabeça, tórax e abdome e também são acompanhados por curtos pares de antenas. Podemos indicar como um diplópodes o piolho de cobra.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu de falar sobre a importância ambiental e características evolutivas do grupo falaste muito pouco. Nota = 0,7.

      Excluir